X-arq Web no Arquivo Municipal de Loulé.
12/01/2021

O Município de Loulé disponibiliza a partir desta semana o seu espólio arquivístico de forma online através da plataforma X-arq Web desenvolvida pela Mind.

"Numa primeira fase, passam a estar acessíveis para consulta online, através da plataforma eletrónica X-arqWeb, as atas de vereação da Câmara Municipal dos séculos XIV a XVII. Neste primeiro conjunto documental, estão incluídas as atas de vereação do período medieval, classificadas como “Tesouro Nacional”. Pretende-se disponibilizar, seguida e regularmente, informação sobre as restantes atas de vereação e outras séries documentais pertencentes ao fundo da Câmara Municipal de Loulé. É objetivo também divulgar outros fundos arquivísticos (eclesiásticos, da administração local, de associações, de confrarias e irmandades) à guarda do Arquivo Municipal.

A partir deste portal é possível ter acesso à descrição arquivística e a imagens dos documentos históricos, ficando esta ferramenta à disposição não só da comunidade científica e académica, mas também do público em geral. O acesso “à distância de um clique” é possível através da ligação http://arquivo.cm-loule.pt/x-arqweb ou do site da Câmara Municipal de Loulé, no separador do Arquivo Municipal."

Este é mais um passo dado pelo Município de Loulé com a duradoura parceria com a Mind, iniciada com a implementação das soluções de digitalização Kapture e que permite através deste portal que o trabalho de digitalização e organização do arquivo que tem vindo a ser feito ao longo dos anos possa estar acessível online para todos.

Mais informações no site do Município de Loulé.

Share to Linkedin Share to Facebook Share to Twitter Share to Pinterest Share to Google Plus Share to E-mail